Bacalhau à Gomes de Sá: Branco encorpado como um Encruzado - Harmonização

Bacalhau à Gomes de Sá: Branco encorpado como um Encruzado - Harmonização

Hoje eu quero compartilhar com vocês uma receita incrível de Bacalhau à Gomes de Sá, um prato típico da culinária portuguesa que vai te surpreender com seu sabor encorpado e marcante. E para acompanhar essa delícia, nada melhor do que um vinho branco encorpado como um Encruzado. Ficou com água na boca? Então vem comigo que vou te ensinar como harmonizar esses dois sabores de forma perfeita!

Receita de Bacalhau à Gomes de Sá

imer

30 minutos

hat-chef

Muito fácil

dollar

Custo baixo

chart-pie-simple

4 porções

Ingredientes ( 4 porções porções)

500g de bacalhau dessalgado e desfiado

500g de batatas cozidas e cortadas em rodelas

2 cebolas grandes cortadas em rodelas

2 dentes de alho picados

1 xícara de azeite

1 xícara de azeitonas pretas picadas

Salsinha picada a gosto

Sal e pimenta a gosto

Modo de preparo

  1. 1
    Em uma panela, refogue as cebolas e o alho no azeite até ficarem macios.
  2. 2
    Acrescente o bacalhau desfiado e refogue por alguns minutos.
  3. 3
    Adicione as batatas cozidas e misture bem.
  4. 4
    Tempere com sal e pimenta a gosto e cozinhe por mais alguns minutos.
  5. 5
    Finalize com as azeitonas e a salsinha picada.

Dicas

  1. 1. Para dessalgar o bacalhau, deixe-o de molho em água na geladeira por 24 horas, trocando a água a cada 6 horas.

Curiosidades

Origem da Receita
O Bacalhau à Gomes de Sá foi criado por um comerciante português chamado José Luís Gomes de Sá, que morava na cidade do Porto.
Variações Regionais
Em Portugal, existem diversas variações da receita, sendo a mais conhecida a do Porto, que leva batatas, cebolas, bacalhau e ovos. Já no Alentejo, a receita é feita com pão, alho, azeite, tomate e coentros.
Benefícios Nutricionais
O bacalhau é um peixe rico em ômega 3, que ajuda a reduzir o colesterol e prevenir doenças cardiovasculares. Além disso, ele é uma ótima fonte de proteínas e minerais, como ferro e cálcio.
Curiosidades Culturais
Na época da quaresma, o consumo de carne é proibido para os católicos e, por isso, o bacalhau é um dos pratos mais populares da culinária portuguesa nessa época do ano.
Popularidade Moderna
Hoje em dia, o Bacalhau à Gomes de Sá é um prato muito apreciado em todo o mundo, inclusive no Brasil, onde é comum encontrá-lo em restaurantes especializados em culinária portuguesa.

Agora que você já sabe como preparar essa receita deliciosa, é hora de escolher o vinho perfeito para harmonizar. E a minha sugestão é um branco encorpado como um Encruzado, uma uva típica da região do Dão, em Portugal. Esse vinho possui um corpo médio, com boa acidez e aromas frutados, que combinam perfeitamente com o sabor marcante do bacalhau.

Para apreciar essa harmonização da melhor forma, é importante servir o Bacalhau à Gomes de Sá em uma temperatura de 12 a 14 graus e o vinho em torno de 10 graus. Assim, os sabores e aromas se destacam e se complementam.

E o melhor de tudo é que essa receita é simples, gostosa, fácil e rápida de preparar. Além disso, ela é uma ótima opção para quem segue uma dieta vegana, já que não leva nenhum ingrediente de origem animal. E o resultado final é um prato cheio de sabor e tradição portuguesa.

Espero que você tenha gostado dessa dica de harmonização e que aproveite essa receita deliciosa com seus amigos e familiares. E se quiser conhecer mais sobre a culinária portuguesa e suas combinações com vinhos, continue acompanhando o nosso site. Até a próxima!

Camillo Dantas

Camillo, redator apaixonado, especialista em criar conteúdos envolventes e impactantes para o site. Viaja e estuda incessantemente para produzir textos únicos, inspiradores e precisos.

Receitas relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Go up